Rebele-se contra o RACISMO!!!!
















sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

17º Cortejo das Águas de Oxalá.


kolofé!!!!
Nos dias 29 e 30 de janeiro ocorrerá a celebração das ÁGUAS DE OXALÁÀWON OMI ÒSÀLÀ - por intermédio da Sociedade Religiosa Ylè Asè de Yansan, da Doné Rosa Oiyaciy, no município de Araras.  A celebração que ocorre durante todo o mês de janeiro nesta comunidade tradicional de terreiro de candomblé nação jajê-nagô terá no dia 30 (domingo) seu ápice com o 17º Cortejo das Águas de Oxalá, com a concentração ás 9h na Praça Monsenhor Quércia - Praça do Calçadão - Centro de Araras (184 km de São Paulo).
A festa das  Águas de Oxalá revive um mito africano. Oxalá sente saudade do seu filho  Xangô, rei de Oiô e vai visitá-lo. Para obedecer à previsão do destino  (Orumilá), vai de branco e em silêncio absoluto. No meio do caminho, Exu lhe  pede que o ajude a levantar do chão um pesado saco de carvão e depois um barril  de azeite de dendê. Oxalá o faz. O saco estava furado e o barril também se  derramou sobre Oxalá que suja toda sua roupa branca.  Chegando ao reino do seu filho, Oxalá, todo sujo, é confundido com um bandido e  é jogado na prisão por sete anos. Neste tempo, o reino de Xangô enfrenta muitos  problemas e um babalaô lhe diz que o reino passa por tantas adversidades porque  o rei compactua com injustiças. Xangô vai então às prisões para averiguar se há  injustiças e descobre entre os presos o próprio pai. Triste, coloca o velho pai  em suas próprias costas e o conduz ao palácio onde ele mesmo se encarrega de  banhá-lo e vesti-lo com as roupas mais brancas que existem, realizando a seguir  uma grande festa em sua homenagem. A festa das Águas de Oxalá, com uma procissão  representando a viagem de Oxalá, rememora este episódio. Para a Sociedade Religiosa Ylè Asè de Yansan, a celebração marca o inicio das atividades religiosas do ano, e celebra com a comunidade, mesmo os não adeptos as religiões de matriz africana, a paz, a solidariedade e o desejo de um ano de prosperidade e saúde a tod@s. 
No dia 29 (sábado) - das 14h ás 19h - que antecede ao cortejo, a comunidade Ylè Asè de Yansan realizará o II TEFOKAFUMI - Tenda de Formação e Cidadania Kafú Milodè (Homenagem ao Doté Kafu Milodé liderança religiosa a qual a comunidade tem seu Asè), onde serão realizadas oficinas com brincadeiras infantis para crianças e adolescentes e o encontro de formação para os membros das comunidades e de organizações/associações parceiras tendo como tema "O Candomblé Jejê e a sua contribuição para a formação cultural do povo brasileiro”. Todas as atividades serão realizadas na sede da comunidade, localizada no Assentamento Araras III - Araras/SP.
Todas as atividades são abertas a qualquer pessoa de qualquer segmento religioso, e terão como eixo principal as "DIFERENÇAS RESPEITADAS NA DIVERSIDADE PARA A PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ". Ao final das atividades ocorrerá a reunião do Fórum Regional das Religiões de Matriz Africana na sede da comunidade.
Maiores informações: 19 9698.9300 - 11 8319.0614 

“Ori mi lori ajé yomo laye Asè Ô”.
"Que todos encontrem alegria comigo axè ô"

17º CORTEJO DAS ÁGUAS DE OXALÁ

Programação
2º TEFOKAFUMI 
DIA 29 DE JANEIRO - SÁBADO
Local: Assentamento Araras III - Araras/SP
14h ás 19h: Oficina de formação - Religiosidade e Cidadania
10h ás 19h: Oficinas de brincadeiras infantis para crianças


17º CORTEJO DAS ÁGUAS DE OXALÁ
DIA 30 DE JANEIRO - DOMINGO
Concentração: Praça Monsenhor Quércia - Praça do Calçadão
9h ás 13h: Cortejo e Ato religioso
14h ás 19h: Reunião do FÓRUM REGIONAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário